Apenas Uma Noiva Apaixonada: Sobre os convites de casamentoComo endereça-los?
                                                                            
           

11/11/2014

2

Sobre os convites de casamento
Como endereça-los?

|| || ||


Hoje vamos falar em convites, você já pensou em como endereça-los aos seus convidados?
Trouxe uma Luz, vamos ver :D


Uma das alternativas,é não endereçar o convite com o Sr e Sra,até porque, acreditem ou não, muita gente esquece que significa que somente o casal é que está sendo convidado.O senhor e a senhora, ou seja, apenas o casal e nada de filhos ou família completa! É extremamente deselegante desrespeitar aquilo que está no convite. E isso diz respeito também ao horário, principalmente da cerimônia. Gente, o principal do casamento não é a cerimônia? Seja ela dentro da religião ou crença que for, a festa é uma consequência daquela cerimônia que uniu duas pessoas pro resto da vida. Então porque deixar de ir a cerimônia ou se atrasar pra ela? Além de feio, acho a maior falta de respeito com os noivos. 

O convite também já deve dar o tom da sua festa. Assim que a pessoa receber, ela deve entender se a festa será mais formal ou descontraída, enfim, tem que ser a cara da festa. 
Acima de tudo o convite deve representar aquilo que você e seu noivo querem para aquela noite. 
Por isso, respeitar o que está no convite é mais do que uma regrinha de etiqueta, é um sinal de carinho com aquela pessoa que te convidou.
Outra coisa a se pensar é como endereçar os convites aos amigos íntimos.“Sr. fulano e família” ou “Aos amigos fulano e fulana”?A forma de tratamento nos convites de casamento é um pouco, ainda, digamos, controversa.

- Atualmente, já é aceitável um tratamento mais informal a alguns parentes e amigos próximos, principalmente se o casamento for mais informal também. Porém alguns protocolos ainda são seguidos como você verá mais abaixo.


- Hoje em dia os pronome de tratamento Sr. e Sra. geralmente são utilizados para pessoas mais velhas e menos próximas (isso se o casamento não for muito tradicional).

- Para casais casados, o nome do homem vem antes do nome da mulher (pois é, resquícios de patriarcalismo? Bem provável. Fazer o quê…).

- Quando for convidar um casal casado, sem filhos, ou cujos filhos estão todos casados, ou que tem filhos solteiros e você não irá convidá-los, utilize o nome do marido e logo depois a citação da esposa. EX: Sr.Fulano da Silva e esposa.

- Quando for convidar um casal que mora junto mas não é casado, utilize o nome dele e logo depois o dela. Ex: “Sr. Fulano de Sousa e Sra. Fulana Torres“.

- Quando for convidar um casal e sua família (todos que residem na casa, incluindo filhos solteiros), ou pais e seus filhos, utilize o “e família“. Lembre-se que ESTA É A OPÇÃO quando o casal tem crianças. Ex: “Sr. Fulano de Sousa e família“.

- Apesar de poderem ser convidados junto com o “e família”, é melhor que os filhos adultos solteiros que moram com os pais recebam seus próprios convites, separados. É mais elegante.

- Lembre-se que para filhos casados que não residem com os pais, se você quiser convidá-los, é preciso enviar convites separados (não vale para o “e família“). Não se usa mais a expressão “Extensivo a filhos casados“. Em casos extremos em que há contenção de despesas para os convites, pode-se usar “Sr. Fulano de Sousa, família e filhos casados“.

- Quando for convidar uma pessoa solteira e o convite for extensivo aos familiares residentes na casa, lembre-se que não se deve escrever “e família“, e sim “e familiares“, pois “e família” é só para casais e seus filhos, ou para pais e seus filhos. Ex: “Luísa Maia e familiares“, “Sr. Fulano e familiares“.

- Quando for convidar os pais e sogros, você pode utilizar uma maneira mais carinhosa, como “Aos queridos pais Fulana e Fulano”

- Para tios próximos, você pode escrever: “Tio Fulano e Tia Fulana“.

- Para uma família toda que é próxima (tios e primos), você pode escrever “Tio Fulano e família“.

- Para os avós, você também pode escrever: “Vovô Fulano e vovó Fulana“.


- Padrinhos de batismo ou de casamento também podem receber um endereçamento carinhoso: “Aos queridos padrinhos Fulano e fulana”.

- Aos amigos íntimos, como já foi dito, você pode endereçar de forma informal, e vai depender do grau de intimidade do casal com cada um.(OBS: O IDEAL é EVITAR apelidos ao máximo, mas se vocês têm um nível de intimidade que chega a impedi-los de chamar os amigos pelos nomes verdadeiros (isso acontece), não faz sentido colocar o nome no convite se vocês passam a vida inteira chamando eles de outros nomes. Porém, deixe a opção de apelidos para ÚLTIMOS casos, ok? Mas restrinjam, obviamente, se os apelidos forem constrangedores – aí não faz o menor sentido!)

- Quando for convidar dois irmãos, endereçar dois convites diferentes (a não ser que eles já estejam contidos no “e família” de algum convite endereçado).

- Quando for convidar casal de namorados, pode endereçar dois convites diferentes (se você conhece os dois) ou, se o orçamento for restrito, pode enviar um único convite com os dois nomes com sobrenomes no mesmo convite.
 O nome que vem antes é o daquela pessoa com quem o casal tem mais intimidade (no caso de ser igual, escolha o nome da mulher). Novamente, a informalidade ou não se dará pelo grau de intimidade.
 Lembre-se também que, se você não conhece a namorada ou namorado do seu(ua) amigo(a), não é necessário colocar o nome dele(a) no convite, apenas ofereça um convite a mais de acompanhante.

- Para casais homosexuais, endereçar os dois nomes (dependendo da intimidade, com sobrenomes ou não) no mesmo convite. “Amigos Fulano e Fulano“.

- Para os casos formais, com endereçamento com “Sr.” e “Sra.”, é SEMPRE sinal de delicadeza e cuidado citar o sobrenome do convidado no endereçamento do convite. Se você não sabe, procure saber, é melhor você mostrar o cuidado de perguntar do que um desmazelo de chegar sem sobrenome.

- Se o casamento for bastante tradicional, é interessante usar Sr. e Sra., com sobrenomes, em TODOS os convites. Somente aos pais é permitido, nesse caso, endereçar “Aos queridos pais“.
  



2 comentários:

Deixe um comentário!! Sua opinião é muito importante *-*
E não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir hein?! *-*

beijinhooos, Gaaby ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
2012-2019 ♥ Design feito por Bruna Gabriely | © Exclusivo para Apenas uma Noiva Apaixonada | Todos os direitos reservados