Apenas Uma Noiva Apaixonada: DIY - Caixinha de Acetato
                                                                            
           

23/07/2013

0

DIY - Caixinha de Acetato

|| || ||





1º Passo - Decidir o que colocar dentro da caixinha, para saber o tamanho da mesma.  Você pode colocar mini bolinhos de casamento, corações, sapatinhos (de sabonete ou de chocolate), mini bolos, velinhas em diversos formatos, noivinhos em biscuit, amêndoas, m&m's, o próprio bem-casado, bombons e tantas outras coisas...


 
Eu usei uma caixinha com as seguintes medidas 15cmx15cm (a parte em acetato) e 12,5cm x 12,5cm (base em papel). O tamanho é muito bom; mas, dependendo da lembrancinha, tem que fazer uma caixinha maior. O molde que coloquei pode ser aumentado...é bom fazer algumas impressões até chegar no tamanho que vc quer. Para facilitar, coloque a imagem no word e vá aumentando com a ajuda da régua...foi assim que fiz e deu certinho!

 Clique AQUI para baixar os moldes versão Word!


2º Passo - Comprar uma folha de acetato transparente. Eu comprei 3 metros e deu para fazer 100 caixinhas, 15cmx15cm, e ainda sobrou material. O acetato você encontra na Papelaria Braga, na Rua das Calçadas, nº 393/B, São José, Recife/PE (fica em frente à ARCOL). Lá tem a folha e quando comprei, em novembro de 2010, custava R$ 6,90 o metro. 


3º Passo - Comprar o papel para fazer a base da caixinha (pode ser o color plus ou aqueles que usamos para scrap - não sei se são color plus também). Eu usei papel para scrap com gramatura 180gr. É bem durinho e ideal para a base. Tem na loja Paper BY (eu comprei na loja da Boa Vista, localizada na Rua João Fernandes Vieira, 587, Recife/PE - no térreo do empresarial que fica quase em frente à Clínica de Fraturas). Lá tem diversas cores, estampas, lisos, gramaturas, com brilho e sem brilho...vc que escolhe! Comprei folhas com gramatura 180gr, na cor lilás liso, 64cmx94cm, no valor de R$ 6,70 cada folha, em novembro. Elas são grandes, por isso tem que calcular certinho. 

Por exemplo: a base da minha caixinha tem 12,5cmx12,5cm, enquanto a folha de papel tem 64cmx94cm. Você divide 94,0 por 12,5 (= 7 bases) e depois divide 64,0 por 12,5 (= 5 bases). Por fim, multiplica 7 por 5 e tem a quantidade total por folha (= 35 bases). Portanto, uma folha dá para fazer 35 bases para nossas caxinhas de acetato, se for na medida que usei, claro! 
Basta fazer o cálculo acima, para não gastar dinheiro em vão.

Atenção: Vocês podem comprar o papel no formato A4 também, mas pode ser que saia mais caro se a quantidade de caixinhas for grande.

4º Passo - Comprar a cola instantânea e transparente, para colar o acetato. Eu usei a Bond-it ultra, super eficiente, cola na hora, por isso cuidado com os dedinhos e móveis. Tem na Papelaria Braga, na Rua das Calçadas, nº 393/B, São José, Recife/PE (em frente à ARCOL). 
Vocês podem usar outras colas, mas tem que ser transparente e colar rápido, pois senão atrapalhará ou até estragará o material, vez que o acetato mancha com muita facilidade.
 5º Passo - A decoração da caixinha. Pode utilizar fitas de cetim, flores, elásticos oureo, prata, decorados...e muitas outras coisas. Usem a imaginação!!! Vou colocar algumas idéias abaixo.








6º Passo - Imprimir os moldes da caixinha (parte de cima e base). Faça alguns testes, em papel A4 mesmo, inclusive recortando e dobrando, para verificar se a base vai encaixar certinho com a parte de cima que será em acetato. Depois que tiver o tamanho adequado, imprima o molde definitivo da parte de cima, o qual será usado para recortar o acetato. Quanto à base, o ideal é imprimir o molde direto no papel e depois apenas recortá-lo. Dá um pouco de trabalho, pois como as folhas de scrap são grandes, teremos que recortar várias tiras, com cuidado para não desperdiçar o papel e depois imprimir uma a uma.

Atenção - Você pode optar por comprar o papel no tamanho A4, aí ficará mais fácil na hora de imprimir, mas pode sair mais caro que comprar uma folha grande. 


5º Passo - Recortando e colando o acetato. O ideal é recortar algumas tiras do acetato, em tamanhos menores, e uni-las com grampeador, para não deslizar enquanto corta usando o molde impresso. 
 
Depois que recortar, dobre nos locais indicados e na ponta de cada lado coloque um pontinho de cola e aperte. Instantaneamente irá colar, sem sujeira e machas. Atenção, basta um pontinho de cola, ok!




6º Passo - Recortar, dobrar e montar a base da caixinha. Não precisará usar cola! Elas ficarão assim... 

Pronto, a sua caixinha está prontíssima para ser decorada e preenchida com uma lembrancinha à sua escolha... Espero que tenha ajudado! 

 
  

Nenhum comentário:

Deixe um comentário!! Sua opinião é muito importante *-*
E não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa retribuir hein?! *-*

beijinhooos, Gaaby ♥

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
2012-2019 ♥ Design feito por Bruna Gabriely | © Exclusivo para Apenas uma Noiva Apaixonada | Todos os direitos reservados